Por Sandro Gianelli
Rotulações e descriminação
O deputado distrital Thiago Manzoni (PL) expressou sua opinião sobre os atos antidemocráticos, alertando para a generalização equivocada de atitudes. Ele mencionou que rotular bolsonaristas como criminosos é injusto e destacou a determinação da direita em não entregar o Brasil a quem discrimina o grupo.
Tá falado
“Querem criminalizar, calar e amedrontar aqueles que se colocam como oposição. Criam narrativas que nunca se confirmam e tentam esconder a verdade. Nós não vamos entregar o Brasil na mão desse grupo”, disse Thiago Manzoni.
Agosto Lilás
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) apresentou uma nova fachada iluminada em cor lilás, visando destacar a luta contra a violência à mulher. A iluminação remete ao Agosto Lilás, conforme Lei 7278, que designa o mês como período de combate à violência contra a mulher. O intuito é sensibilizar e chamar atenção para a causa.
Pavimentação
O deputado distrital Iolando (MDB) anunciou o fim da espera: a via DF-180 de Brazlândia à Ceilândia terá seu asfalto renovado. A obra já começou e visa melhorar o escoamento da produção agrícola e beneficiar os comércios ao longo da via. “Agradeço ao governador Ibaneis (MDB) e a todos que lutaram comigo por essa conquista”, escreveu Iolando.
Incentivo esportivo
O deputado distrital Max Maciel (Psol) propôs um projeto de lei para incluir skate e breaking no anexo I da legislação, tornando essas modalidades aptas ao recebimento do Bolsa Atleta no Distrito Federal. “A ideia do projeto de lei surgiu após uma reunião que realizamos com os atletas dessas modalidades. Incluir esses esportes no Bolsa Atleta é um incentivo para que os esportistas aqui do DF consigam realizar a prática desportiva integralmente, como forma de treiná-los para os próximos jogos, que ocorrerão no ano de 2024”, disse o deputado.
Novo ensino médio
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), propôs o aumento em 33% da carga horária das matérias no novo ensino médio. Os itinerários formativos serão reduzidos e renomeados como percursos de aprofundamento e integração de estudos. A carga horária da formação geral básica passaria de 1.800 para 2.400 horas, com exceção para cursos técnicos, que teriam um mínimo de 2.200 horas.
China da América Latina
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), tem uma carreira diversificada como médico, deputado, senador e governador reeleito, ele emergiu como líder de uma direita moderna e tecnológica. Em seu governo, o Goiás cresceu 6,6% em 2022. Segunda a Veja, levando em consideração o crescimento econômico, com 10 estados como o Goiás, o Brasil seria a China da América Latina.
Priorização de obras
A secretária do Entorno, Caroline Fleury, e a secretária municipal de Planejamento Urbano de Cidade Ocidental, Nikaelle Moraes, reuniram-se com Lucas Vissoto, presidente da Goinfra, para priorizar obras de restauração e duplicação da GO-521. O projeto visa ligar Cidade Ocidental a Osfaya, em Luziânia, divisa com o DF. “Eu e a secretaria municipal de Planejamento Urbano, saímos de lá bastante otimistas e com novos encaminhamentos para a consolidação dessa obra”, disse Caroline.
* Sandro Gianelli é consultor em marketing político, especialista em pesquisa de opinião pública, jornalista e radialista. Escreve a Coluna do Gianelli para o portal Conectado ao Poder e apresenta o Rota Atividade, de segunda à sexta, das 6h às 8h, na rádio Atividade (107,1 FM).
Envie uma mensagem para o WhatsApp (61) 98406-8683 caso você tenha alguma notícia relacionada aos bastidores da política e queira vê-la na Coluna do Gianelli.