O Defensor Público-Geral antecipou que em breve será a vez de Luziânia e há estudos para uma unidade em Águas Lindas.
Nesta quarta-feira, 20/9, a região goiana do Entorno do Distrito Federal recebeu a primeira unidade da Defensoria Pública de Goiás (DPE), em Valparaíso. A secretária do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury, representou o governador Ronaldo Caiado na inauguração conduzida pelo Defensor Público-Geral do Estado, Tiago Gregório.
“Como o governador mesmo diz, o Estado tem que estar onde as pessoas necessitam, e este é o papel fundamental da Defensoria, uma instituição extremamente séria que presta um serviço social de muita importância, proporcionando dignidade às pessoas e levando justiça para todos”, disse Caroline Fleury.
Em seu discurso, o Defensor Público-Geral destacou a história de criação dos municípios do Entorno, especialmente de Valparaíso, que surgiram em função da Capital Federal. Para ele, as mudanças que vêm ocorrendo representam um marco de transformação na região.
“A quem pertence Valparaíso e sua gente? Já ouvimos dizer que não pertence nem a Goiás nem ao DF. O famoso ‘nem nem’ deixa suas marcas. Por isso, hoje saudamos aqueles que têm direcionado uma mudança de perspectiva, com a instalação de uma secretaria de Estado do Entorno do DF. Saudamos o olhar atento das instituições do sistema de justiça, as Câmaras Federal e Legislativa. Saudamos a esperança de superar esse tempo que ficará para trás”, discursou.
Hellen Medeiros, uma vendedora local que já foi assistida pela Defensoria, esteve presente e comemorou a chegada da unidade. “Estou muito feliz porque nossa comunidade de Valparaíso precisa muito de uma Defensoria, e há pessoas que não têm condições de se deslocar para Goiânia, onde tínhamos que ir antes”.
A solenidade de inauguração contou com várias lideranças da região. Além dos defensores que atuarão na unidade, participaram o Subdefensor Público-Geral do DF, Fabrício de Sousa, prefeito de Valparaíso, Pablo Mossoró, e a deputada federal Lêda Borges, vereadores da Câmara municipal.
Saiba mais
A unidade está localizada na Avenida Alemanha, esquina com a Rua Grécia, no bairro Parque Esplanada III, em Valparaíso, a unidade começará a atender a população a partir das 8h, oferecendo suporte legal essencial para a comunidade local.
O espaço, com mais de 600m², abrigará nove defensorias que atuarão nas áreas de Saúde, Cível, Família, Sucessões, Criminal, Tribunal do Júri e Infância e Juventude. O objetivo, segundo Thiago Gregório, é facilitar o acesso à justiça para pessoas em situação de vulnerabilidade na região. “Vamos inaugurar mais duas unidades no Entorno. Uma será em Luziânia e outra, ainda em estudo, será em Águas Lindas”, antecipou.