De autoria do deputado Joaquim Roriz Neto, a pauta segue agora para a CCJ e para a CEOF. Projeto tem como objetivo facilitar o dia a dia do usuário
A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou o Projeto de Lei 402/2023, que autoriza o pagamento de passagens do transporte coletivo por meio de PIX, no Distrito Federal. De autoria do deputado Joaquim Roriz Neto (PL), a proposta tem como objetivo facilitar o acesso aos ônibus e ao metrô, além de garantir mais segurança aos usuários e, principalmente, aos rodoviários.
O PL também garante a modernização dos modais de pagamento e acesso ao transporte coletivo da capital do país. De acordo com Joaquim Roriz Neto, caso aprovada nas demais comissões e pelo Plenário da casa, a proposta representará uma importante conquista para a comunidade.
“Além de seguro, o PIX tornou-se um dos principais meios de pagamento, desde sua implementação. Portanto, incluí-lo entre as opções disponibilizadas, facilitará o acesso dos usuários”, ressalta.
Ainda de acordo com o distrital, o PIX também resolverá um antigo, e cada vez frequente, problema: a falta de troco. “Por vezes, os passageiros dos ônibus têm que ficar aguardando o troco, ou simplesmente são orientados a descer pela porta da frente, por falta de dinheiro trocado”, exemplifica.
Agora, o Projeto de Lei segue para as Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF). Na sequência, será encaminhado para apreciação pelo Plenário.