Lançada no dia 10 de abril, a série de Fallout trouxe diversos eventos que prometem mudar para sempre a história da franquia. Embora não seja a adaptação direta de nenhum jogo, ela faz parte do cânone oficial da Bethesda, que decidiu colocar nela informações que ressignificam muitos eventos dos games.
Entre elas está o fato de que as bombas que devastaram grande parte da civilização podem não ter sido necessariamente resultado de uma ação estrangeira. Enquanto o conflito entre os Estados Unidos e a China colaborou para um sentimento de tensão, uma organização mais sombria pode ter sido responsável por “puxar o gatilho”.
O fim do mundo pode ter sido fruto da ganância
Dentro do universo de Fallout, se estabeleceu que os Estados Unidos sofreram grandes perdas na guerra Sino-Americana, que foi travada em busca de recursos de combustível fóssil. Nesse cenário, os Estados Unidos teriam se negado a encerrar seus experimentos nucleares, motivando a China a jogar a primeira bomba que iniciou a devastação do mundo.
Na série da Amazon Prime, fica claro que a guerra por recursos não precisava ter acontecido, já que a Vault-Tec tinha às mãos uma solução de fusão a frio, mas preferiu engavetá-la. Afinal, para uma corporação que lucra com a escassez e com a guerra, não faria sentido oferecer uma solução que torna ambos inexistentes.
A adaptação de Fallout mostra que a empresa não era a única preocupada em vender a guerra nuclear como algo inevitável e atraente para o público. No entanto, o único jeito de tornar o fim do mundo eternamente rentável era se ele realmente acontecesse, algo que as grandes corporações que dominavam os Estados Unidos decidiram garantir que aconteceria.
A série de Fallout mostra que a guerra pode ser muito lucrativaFonte: Divulgação/Prime Video
A série mostra que a Vault-Tec deu a outras companhias partes de seus Vaults subterrâneos, fazendo com que cada uma delas pudesse fazer os experimentos que quisesse. Ela também garantiu que executivos e suas famílias permaneceriam vivos e em segurança, e que eles e seus herdeiros continuariam dominando o novo mundo pós-guerra.
A adaptação revela que, quando tudo isso estava acertado, foram as próprias corporações que iniciaram a disparada das bombas, fazendo com que a população acreditasse que a China era a responsável. Essa descoberta deve trazer grandes impactos para a franquia, alimentando a causa de personagens que demonstraram saber que a “história oficial” não era exatamente a real.