A Intel apresentou hoje (4), durante a Computex 2024, a linha de processadores Xeon 6. Composta pelas séries 6700 e 6900, com E-Core ou P-Core, a linha de chips “representa a mais recente tecnologia de ponta, projetada para melhorar a eficiência e o desempenho”, de acordo com a empresa.
Em comparação com a última geração, os processadores Intel Xeon 6 são cerca de 2,6x a 2,7x mais eficientes. Além disso, a linha promete ser 2x mais eficiente quando se trata de inteligência artificial (IA).
A Intel anunciou a nova linha de processadores Xeon 6.
Outro ponto que a Intel destaca é que os novos processadores consomem menos energia por watt, são cerca de 80k MWh durante quatro anos, além da redução na emissão de CO2. Isso acontece mesmo em trabalho que exigem um trabalho de maior densidade e escala, como redes de entrega de conteúdo.
A família Xeon 6 é composta por duas linhas, são elas:
- 6700 Series: TDP de até 350W por CPU, até 144 núcleos de eficiência e 86 de performance; 8 canais de memória;
- 6900 Series: TDP de até 500W por CPU, até 288 núcleos de eficiência e 128 de performance; 12 canais de memória;
Os processadores são divididos em E-Core e P-Core, sendo o primeiro com até 144 núcleos por socket e desempenho 4x maior em comparação com a segunda geração. Além disso, ele tem suporte para recursos de computação confidenciais para redes 5G.
Ryan Tabrah, vice-presidente do Xeon E-Core destaca que os chipsets “são essencialmente bem parecidos”, apesar de atenderem a diferentes demandas.
Já a versão P-Core tem desempenho até 2x melhor em inferências de IA, se comparado com a geração anterior, média de performance em computação geral também 2x maior e até 2,3x mais performance HPC.
TDP de até 350W por CPU