Em meio à intensa preparação para o UFC 305, onde defende seu cinturão dos médios (até 83,9kg.) contra Israel Adesanya, Dricus du Plessis revelou um detalhe peculiar de seus treinamentos que tem gerado curiosidade no mundo do MMA. Sob o comando de Morne Visser, líder da Team CIT MMA, o sul-africano tem sido submetido a um método de treinamento nada convencional: choques elétricos.
Em um vídeo divulgado pelo UFC, Visser demonstra como utiliza um dispositivo de choque elétrico para ‘corrigir’ erros de seus pupilos durante os treinos. A cena, que mostra o treinador aplicando choques na sola dos pés de Dricus, causou espanto e gerou debates sobre os limites da preparação física e mental de um atleta de alto nível.
Visser justifica o uso do equipamento como uma forma de manter seus lutadores alerta e focados durante os treinos. Segundo ele, o método uma ferramenta eficaz para aprimorar a performance de seus atletas.
“Se ele não está totalmente alerta, se não está mantendo as mãos levantadas ou não está chutando na hora que deveria chutar, então vou usar para corrigi-lo”, explica o treinador.
Dricus, por sua vez, parece aprovar a técnica inusitada. A prática, no entanto, é considerada controversa e levanta questionamentos sobre a segurança dos atletas. No Brasil, por exemplo, o uso de dispositivos de choque elétrico é restrito a entidades civis e militares.
“É muito melhor que uma nota mental. Há algo com o Morne. Não existe uma única pessoa capaz de me preparar para uma luta melhor do que ele”, afirma o campeão.
VÍDEO: Treinador aplica choques em Dricus du Plessis para ‘corrigir’ erros e gera polêmica no UFC
From the UFC 305 Countdown: Head coach Morne Visser uses a taser against his students to prevent bad habits. pic.twitter.com/K57ZYrgUqu
— Alexander Volkara France (@VolkaraFrance) August 10, 2024