Lula é condenado a pagar indenização de R$ 15 mil a Bolsonaro e Michelle por danos morais

Da redação do Conectado ao Poder

Decisão judicial ocorre após acusações do presidente sobre o desaparecimento de móveis do Palácio da Alvorada, posteriormente localizados

A Justiça Federal determinou que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva indenize o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua esposa, Michelle Bolsonaro, em R$ 15 mil por danos morais. A sentença foi proferida pela 17ª Vara Federal do Distrito Federal, em razão de declarações de Lula, em 2023, afirmando que o casal teria levado móveis do Palácio da Alvorada ao deixar a residência oficial.

Logo no início de seu terceiro mandato, Lula criticou o estado de conservação do Palácio da Alvorada e sugeriu que móveis da residência haviam desaparecido após a gestão Bolsonaro. A primeira-dama, Janja, também mencionou a precariedade do local, insinuando a falta de itens que teriam sido retirados pela antiga administração.

Bolsonaro e Michelle reagiram às declarações, negando as acusações e garantindo que todos os móveis permaneciam no Alvorada. Em setembro de 2023, após um inventário realizado pela Casa Civil, os 261 itens mencionados foram encontrados em diferentes áreas do palácio.

Na decisão, o juiz Diego Câmara concluiu que as declarações públicas de Lula e Janja causaram danos à reputação e à honra do casal Bolsonaro. O magistrado, por isso, determinou o pagamento da indenização. A Advocacia Geral da União (AGU) já informou que recorrerá da sentença, buscando reverter a condenação.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui