Nos meses de agosto e setembro, embaixadores de 27 países visitaram as cidades de Cocalzinho de Goiás, Cristalina e Formosa. Uma nova temporada já está prevista para 2025
O projeto “Embaixadores no Entorno” finalizou sua temporada de 2024 com uma visita ao Salto do Itiquira e ao sítio arqueológico do complexo do Bisnau, em Formosa. Essa foi a última etapa, após o sucesso das rotas pelos queijos e vinhos em Cocalzinho e pelos cristais em Cristalina. “Foi um grande desafio, mas conseguimos graças à confiança no potencial do Entorno. Temos um turismo de qualidade, uma gastronomia fantástica e um povo acolhedor. Agradeço a todos os envolvidos”, destacou a secretária de Estado do Entorno do DF (SEDF-GO), Caroline Fleury.
O projeto é fruto de uma parceria entre o Governo de Goiás, por meio da SEDF-GO, com apoio da Goiás Turismo e do Gabinete de Assuntos Internacionais, e o Governo do Distrito Federal, via Secretaria de Relações Internacionais (Serinter-DF), com o apoio direto das prefeituras. Nesta temporada, foram realizadas três edições, e a expectativa, segundo Fleury, é ampliar o número de cidades para 2025.
Paulo Cesar Pagi, secretário-executivo da Serinter-DF, ressaltou o crescimento na participação dos embaixadores ao longo das edições. “A cada edição, mais embaixadores se encantam com as belezas naturais e a rica gastronomia. Todos voltam maravilhados para Brasília descobrindo que o Brasil é muito maior do que eles conhecem”.
Durante a visita a Formosa, os diplomatas conheceram a culinária local e duas das principais atrações turísticas: o Parque Municipal do Itiquira e o Sítio Arqueológico Bisnau. Gerard Greene, embaixador de Trinidad e Tobago, que participou das três rotas, ficou impressionado com as pinturas rupestres do complexo Bisnau. “É muito bom preservar essa lembrança do passado para apreciarmos a cultura e a pretensão desses povos anteriores. Estou muito feliz por estar aqui, é a primeira experiência nessa região. Cada traço tem uma dica, um bom conselho para nós”, comentou Greene.
Angeladebie Ramkisoen, embaixadora do Suriname, também presente nas três edições, aproveitou o almoço em Formosa para agradecer publicamente às secretárias Caroline Fleury e Pâmella de Miranda (responsável pela pasta de Turismo e Cultura de Formosa). “Vocês são mulheres poderosas. Obrigada por nos proporcionarem essa oportunidade de conhecer mais do Brasil”, disse a embaixadora.
Durante o evento, Pâmella de Miranda destacou que Formosa conta com 27 atrações turísticas prontas para receber visitantes. “Aqui oferecemos uma experiência completa, da gastronomia aos diversos atrativos naturais. Estamos preparados para receber turistas com excelência”, afirmou.
Sobre o Projeto
O projeto “Embaixadores no Entorno” visa promover as potencialidades turísticas e comerciais da Região Metropolitana do Entorno (RME), consolidando-a como um polo de atração de visitantes, graças às suas belezas naturais e ao intenso comércio. Além disso, busca fortalecer as relações de cooperação internacional.
Fonte: Secretaria do Entorno do Distrito Federal – Governo de Goiás