Na tarde desta segunda-feira (23/09), servidores da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participaram de importantes discussões na Câmara Técnica de Governança e Comunicação (CTGCOM) da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR). As reuniões técnicas, que ocorrem entre os dias 23 e 27 de setembro, no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em João Pessoa, tem como anfitriã a Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB) e são abertas a servidores e colaboradores de agências associadas à ABAR.
A abertura dos trabalhos foi conduzida pelo secretário executivo da CTGCOM e superintendente de Planejamento e Programas Especiais da Adasa, Carlos Pinheiro Neto, que estava acompanhado pelos diretores da Agência, Apolinário Rebelo e Rogério Rosso, e pelo ouvidor da ARPB, Marcus Barreto. Os presentes receberam as boas-vidas do presidente da ABAR, Vinicius Benevides, que se juntou à reunião de forma online, destacando a relevância da estruturação das áreas de Comunicação e Governança para o sistema regulatório brasileiro.
Carlos Pinheiro explicou que os painéis dariam continuidade ao que foi discutido em junho, nas Câmaras Técnicas realizadas em Curitiba. “Daremos sequência ao ponta pé que marcou o início do debate sobre o tema Comunicação, compartilhando experiências e conhecimentos que ajudem a desenvolver um modelo eficaz nas agências do setor. Da mesma forma, daremos sequência às discussões sobre Governança e Controle Social”, afirmou. Ele ressaltou ainda que o conhecimento gerado na CTGCOM promove a integração entre agências associadas à ABAR.
Roberta Nobre, chefe da Assessoria de Comunicação Institucional da Adasa, moderou o Grupo de Comunicação, que contou apresentações dos jornalistas Manuel Montenegro, assessor de imprensa da ABAR, e Ana Carolina Bendlin, chefe da Assessoria de Comunicação Social da Agência Reguladora do Paraná (AGEPAR). Eles abordaram, respectivamente, a aplicação do Plano de Comunicação e Ações Exitosas em agências reguladoras, destacando o papel fundamental do setor em aumentar a visibilidade das instituições, fornecer informações claras e acessíveis aos cidadãos e apoiar processos de tomada de decisões. Durante o painel, também foram apresentados os benefícios institucionais que podem ser alcançados por meio da análise do clipping e resultados de uma pesquisa realizada pela ABAR em 2022, que avaliou o atual patamar de agências reguladoras na área de Comunicação e propôs avanços para superar desafios.
A segunda parte do encontro contou a participação do chefe do Controle Interno e Compliance da Adasa, Dennis Monteiro do Valle, e da consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-Brasil) e doutora em Sociologia e Meio Ambiente, Maria Galleno. Juntos, eles exploraram o conceito de Governança e o arcabouço normativo que possibilitou a evolução das práticas de gestão de riscos e controle interno no ambiente regulatório. A discussão foi enriquecida por estudos de caso, incluindo a aplicação da Política de Governança, Gestão de Riscos e Compliance da Adasa.
Em sua fala de encerramento, Dennis do Valle enfatizou a relevância do tema para as agências reguladoras, sublinhando a necessidade de sensibilizar a alta gestão nos processos de implementação da Governança. “O apoio que recebemos da nossa diretoria, em especial do diretor e corregedor da Adasa Rogério Rosso, foi fundamental para a implementação do Comite de Governança da Agência. Na Adasa, colocamos a Gestão de Riscos dentro do nosso Mapa Estratégico como um objetivo para garantir a continuidade dos serviços públicos e os usos múltiplos da água no DF. Quando conseguimos gerir os riscos contribuímos para que os objetivos da instituição sejam alcançados”, concluiu.
Fonte: Adasa-DF