Da redação do Conectado ao Poder
Projeto de pavimentação da estrada, aguardado há anos, deve melhorar a qualidade de vida e facilitar o acesso de moradores ao Plano Piloto
O Governo do Distrito Federal (GDF) confirmou, em audiência pública, que a pavimentação da rodovia DF-097 será iniciada em breve, atendendo a uma antiga demanda dos moradores de Brazlândia e do assentamento 26 de Setembro. A obra, que encurtará em cerca de 10 quilômetros o trajeto até o centro de Brasília, foi debatida em uma reunião organizada pela deputada distrital Paula Belmonte, com a presença do também distrital Iolando Almeida.
Durante a audiência, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) reafirmou o compromisso do GDF em avançar com a infraestrutura da rodovia, que tem como objetivo melhorar a mobilidade e promover o desenvolvimento local. “Nosso objetivo é fazer com que a Estrada Parque Brazlândia traga maior desenvolvimento e qualidade de vida aos moradores das regiões que serão beneficiadas”, destacou Belmonte, autora do Projeto de Lei 1.070/2024, que oficializa o nome da DF-097 como Estrada Parque Brazlândia.
As obras, no entanto, só poderão começar após a resolução de uma pendência judicial envolvendo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A área afetada pela estrada está próxima de áreas de preservação ambiental, o que exige a liberação por parte do órgão para o início dos trabalhos.
A pavimentação da DF-097 é vista como um avanço crucial para os moradores de Brazlândia, que há anos reivindicam melhorias no acesso à região central de Brasília. Além de reduzir o tempo de deslocamento, a estrada deve impulsionar o desenvolvimento econômico e proporcionar mais segurança no trânsito local.