Da redação do Conectado ao Poder
Com quase 95% das escavações concluídas, obras visam evitar enchentes na região e melhorar infraestrutura urbana
Com a aproximação do período de chuvas, as obras do projeto Drenar-DF, realizadas na Asa Norte, Distrito Federal, seguem em ritmo acelerado. O objetivo é minimizar os recorrentes alagamentos na região, uma das mais atingidas durante tempestades. O Governo do Distrito Federal (GDF) investiu mais de R$ 180 milhões no projeto, que visa corrigir problemas históricos de drenagem pluvial e evitar inundações na capital.
De acordo com a Terracap, empresa responsável pelas obras, 94,4% das escavações e 73,5% da concretagem dos túneis já foram finalizadas. O sistema de drenagem inclui bacias de captação que ajudarão a desacelerar o fluxo das águas das chuvas e permitirão que sedimentos sejam filtrados, evitando maiores danos na área. Essas intervenções são essenciais para garantir que o sistema funcione de forma eficiente durante as chuvas intensas.
Uma das principais frentes da obra está na construção de túneis com 7,68 km de extensão. Eles estão equipados com camadas de proteção e anéis de aço corrugado para aumentar a resistência da estrutura. Segundo a Terracap, a previsão é que essa fase seja concluída antes da próxima temporada de chuvas. “Estamos trabalhando para entregar o projeto o mais rápido possível”, afirmou Hamilton Lourenço Filho, responsável técnico pela obra.
Além das melhorias na drenagem, o Drenar-DF prevê a criação de áreas de lazer, como a Praça Internacional da Paz, que será implantada no Setor de Embaixadas Norte. O espaço terá estacionamentos, calçadas e mais de 200 árvores plantadas, contribuindo para o paisagismo e a infraestrutura da região.