Da redação do Conectado ao Poder
Governador reforça liderança ao eleger 95 prefeitos pelo União Brasil, enquanto MDB de Daniel Vilela conquista 44 cidades

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) consolidou sua força política em Goiás ao eleger 95 prefeitos nas eleições municipais deste ano, ampliando em quase 42% o número de prefeitos eleitos em relação ao último pleito. Em 2020, o partido, então sob a sigla DEM, havia conquistado 62 prefeituras.
O MDB, liderado pelo vice-governador Daniel Vilela, também obteve um resultado expressivo, passando de 29 para 44 prefeitos eleitos, um crescimento de mais de 51%. Essa expansão fortalece ainda mais a aliança entre União Brasil e MDB, que domina grande parte do cenário político goiano.
Além desses partidos, o PL, que sustenta apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, também teve crescimento significativo, elegendo 26 prefeitos, mais que o dobro da última eleição. Outras legendas, como Podemos e PDT, também se destacaram, conquistando 14 e 11 prefeituras, respectivamente.
O segundo turno ainda reserva disputas importantes nas principais cidades do estado, como Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, onde União Brasil e MDB enfrentarão candidatos de outros partidos em uma batalha decisiva pelo controle político.





