Produtor de Água Mirim realiza o plantio de mudas nativas do cerrado

Na manhã desta quinta-feira (7/11), a Adasa levou alunos da Escola Classe 05 de Sobradinho, para que pudessem participar de uma atividade prática voltada à educação ambiental. A experiência, que aproximou as crianças da natureza, incluiu o plantio de 100 mudas de espécies nativas do cerrado, como parte do Projeto Produtor de Água Mirim, realizado pela Adasa junto às instituições parceiras do Programa Produtor de Água. 

A primeira de uma série de oito ações programadas aconteceu na Chácara La Bromélia, no Núcleo Rural Taquara, em Planaltina-DF. Lá, as crianças tiveram a chance de aprender de forma prática sobre como a preservação do meio ambiente é essencial, entendendo a importância das plantas nativas para proteger os recursos hídricos e o solo. Foi um momento de conexão com a natureza, onde elas puderam ver de perto como essas ações ajudam a cuidar do nosso planeta. 

Wendel Lopes, coordenador do projeto no Pipiripau, enfatiza que o objetivo vai muito além do plantio de mudas. “Queremos inspirar nas crianças e adolescentes uma compreensão profunda sobre sustentabilidade, preservação ambiental e a importância de proteger nossos recursos hídricos. Esses jovens têm o potencial de se tornarem cidadãos críticos e conscientes sobre o futuro do Cerrado e das nossas águas”, afirma Wendel. 

A professora Fernanda, da Escola Classe, destaca a importância de aproximar as crianças da natureza e permitir que elas experimentem a prática da preservação ambiental. “É muito importante esse contato das crianças de perto com a natureza. Poder ver, plantar e entender na prática a importância de preservar o meio ambiente, para que possamos melhorar a qualidade do ar, da água e do solo”. “Eles ficaram super-felizes, animados e gostaram muito da experiência. Deu para ver pelo sorriso no rosto deles, que a experiência foi maravilhosa” completou. 

As mudas, cedidas pela Embrapa Cerrados, incluem espécies que representam a rica biodiversidade do Cerrado e serão plantadas em áreas de preservação e recuperação. Além do plantio, a equipe de educação ambiental da Adasa e o programa Adasa na Escola conduzirão ações educativas com os participantes durante todas as ações. A Emater-DF apoiará oferecendo lanches, e a Caesb, coordenadora do Produtor de Água do Descoberto, desempenha um papel essencial no suporte à ação. 

O Produtor de Água Mirim acontece sempre no início do período chuvoso no Distrito Federal, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas. Neste ano, a meta do projeto é plantar 800 mudas em oito propriedades rurais nos núcleos Taquara e Capão da Onça, em Planaltina e Brazlândia, respectivamente. As atividades estão programadas para ocorrer ao longo do mês de novembro. 

Confira o cronograma dos próximos plantios nas propriedades participantes: 

11/11: Núcleo Rural Capão da Onça – Sítio Xangrilá, Brazlândia-DF 

14/11: Núcleo Rural Taquara – Chácara Sra. Verci Fernandes, Planaltina-DF 

18/11: Núcleo Rural Capão da Onça – Chácara Sra. Maria das Dores, Brazlândia-DF 

19/11: Núcleo Rural Capão da Onça – Sítio Pinheiros, Brazlândia-DF 

21/11: Núcleo Rural Taquara – Chácara Sr. Vital Moraes, Planaltina-DF 

26/11: Bucanhão – Chácara Sr. José Donizete, DF-415 

28/11: Núcleo Rural Taquara – Chácara Biofito, Planaltina-DF.

Fonte: Adasa-DF

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui