Professora do UNICEPLAC orienta sobre organização financeira para enfrentar festas de fim de ano e despesas de janeiro.
Fim de ano é sinônimo de presentes, festas e muitas promoções — mas também de gastos excessivos e compras por impulso. Com a chegada do 13º salário, da Black Friday e do Natal, a tentação de extrapolar o orçamento é grande. Segundo o Instituto Fecomércio do DF, as vendas previstas para o Natal devem movimentar R$ 992 milhões, um aumento de 9% em relação ao ano passado. Para 85,9% dos consumidores, presentear faz parte da tradição, mas equilibrar as finanças nem sempre entra nos planos.
Para ajudar nesse desafio, a professora Rosa Diná Ferreira, coordenadora dos cursos de Ciências Contábeis e Administração do Centro Universitário UNICEPLAC, compartilha orientações valiosas para evitar erros financeiros e começar 2025 com o pé direito.
Evite compras por impulso e planeje-se
De acordo com a professora, o maior erro nas festividades é a falta de planejamento, que leva a compras emocionais e gastos sem considerar as despesas de janeiro, como IPTU, IPVA e matrículas escolares. “Prever com antecedência os gastos de fim de ano e as despesas do início do próximo é essencial. Reservar uma parte do 13º salário para essas contas fixas pode aliviar a pressão financeira” sugere Rosa.
Uma dica prática para gastar sem comprometer o orçamento é criar uma lista detalhada dos gastos previstos — presentes, ceia e viagens, por exemplo — e estabelecer um limite máximo. Rosa também recomenda evitar parcelamentos no cartão de crédito para não comprometer os primeiros meses do ano.
Outra estratégia é realizar uma “reunião financeira pessoal” todos os meses. “Avalie os gastos realizados, planeje os próximos e crie metas claras de economia. Isso ajuda a manter o controle e construir reservas para emergências e projetos futuros,” explica a professora.
Dicas para um 2025 financeiramente saudável
Rosa destaca que disciplina é o segredo para alcançar metas financeiras. Listar todas as despesas fixas e reservar uma parcela do orçamento para o futuro são passos importantes. “Pense nos seus planos de longo prazo e mantenha um registro mensal de todos os seus gastos. Isso trará maior clareza e controle sobre o dinheiro”, completa a professora do UNICEPLAC.