A Construção partidária (Kassab x Marina) – 2014



marina-silvaa) Partido forte, eleição fraca

Kassab fundou o PSD, um partido que ainda não tem cara, nem ideologia (aliás, será que partidos tem ideologias, já tiveram?). Para isso, teve que se abdicar do cargo de prefeito, deixando em segundo plano os esforços que poderiam ser aplicados em sua última gestão. Certo, errado? Os dois.

Acertou com o PSD e construiu o 3.maior partido do país, operndo forças e lideranças nos 4 cantos (com muitos prefeitos já eleitos). No entanto, Errou ao cimentar as pretensões ao governo do estado em 2014, já que deixa a prefeitura sob péssima avaliação (*fato que culminou com a derrota de seu apoiado, Serra – evidentemente, e a vitória do novo, de alguém diferente – Haddad). Não há como negar que perto de Alckmin em 2014, será diminuto, apequenado – e não terá apoio da esquerda pra qualquer voo maior (por ora…).

O PSD é novo PMDB? O que virá daqui 02 anos, já que a derrota de Alckmin é latente?

b) Partido fraco, eleição forte

Do outro lado, Marina Silva. Uma mulher que saiu do PT e ingressou no PV com muitos desejos e sonhos, semeando e angariando 20% do eleitorado brasileiro em 2010.

Entreanto, enganada ou desiludida pela diretoria daquela agremiação/momento político, decidiu abandonar o barco, e agora reiniciará seu caminho em busca de uma nova possibilidade político-partidária e uma pretensão messiânica (mais remotas?) para 2014.

Marina terá um novo partido ou o novo partido terá Marina? É possível pensar verdadeiramente em algo a curto prazo? Com ou sem o PSDB?

Fonte: Guga Fleury

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO mapa político-eleitoral em 2013
Próximo artigoEles querem desbancar Agnelo Queiroz do Palácio do Buriti
Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; editor do Portal Conectado ao Poder; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 6h às 8h, na Rádio 104,1 Metrópoles FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code