Por Mônica Falcão Caldas
Durante o lançamento do trienal Atlas da Saúde Mental, em outubro de 2021, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), asseverou veementemente: “É extremamente preocupante que, apesar da necessidade evidente e crescente de serviços de saúde mental, que se tornou ainda mais crítica durante a pandemia de Covid-19, as boas intenções não estejam sendo atendidas com investimentos. Devemos prestar atenção e agir de acordo com este chamado para despertar e acelerar drasticamente a ampliação do investimento em saúde mental, porque não há saúde, sem saúde mental. ”
Segundo a OMS, o Brasil é o primeiro país do mundo em percentual da população com ansiedade, quinto em depressão e oitavo em suicídio. Além daqueles, outros padecimentos, como alcoolismo e abusos em substâncias químicas têm indicado a necessidade não apenas de atenção ambulatorial, mas de cuidados em hospital dia e em regime de internação.
Neste premente e grave contexto, a Verse oferece a sua contribuição ao investir em serviços de alta qualidade, pioneiros no Distrito Federal e com vocação de ampliar o modelo para outras unidades da federação, inspirada em cuidados preventivos, comunitários e humanistas, em perspectiva antimanicomial.
A meta é iniciar em breve a utilização dos protocolos internacionais mais avançados em saúde mental. As internações são feitas com rigorosos e éticos critérios de necessidade, em menor tempo possível, para a reinserção da pessoa em seu ambiente familiar, profissional e social. As terapias da Verse In envolvem o trabalho intensivo, junto ao paciente e famílias, para ressignificar os contextos adoecedores e propiciar, ao final, convívios harmônicos e mais funcionais.
Outro diferencial é a mais rigorosa atenção humanizada, em um ambiente motivador, multidisciplinar e participativo, com tratamentos breves e eficazes que incluem: atendimento médico e de enfermagem 24 horas, atendimento psiquiátrico com especialistas, inclusive, na infância e adolescência, atendimento psicológico individual e psicológico às famílias, serviço social, nutricional, esportivo, terapias ocupacionais, aulas de canto e meditação, capela ecumênica para utilização voluntária, além de amplo acesso das famílias à clínica.
Para atender à maioria dos casos leves a moderados, de modo a atuar de maneira preventiva ao agravamento, a Verse desenvolveu protocolos com o conceito de clínica para o bem-estar, de internação voluntária, que visa a tratar o estresse, ansiedade, esgotamento, como forma preventiva às formas graves de adoecimento mental. Também nos casos mais graves como em surtos, o manejo feito para contenção é humanístico e respeitoso à dignidade e autonomia da pessoa.
A Verse In é estrategicamente localizada no Lago Oeste, região privilegiada de chácaras com meio ambiente preservado, na confluência de três Áreas de Proteção Ambiental (APAS), a apenas 200m do Parque Nacional de Brasília, o que permite um leque de atividades ocupacionais. Fica a apenas 25 minutos da Rodoviária do Plano Piloto, no centro de Brasília.
Mônica Falcão Caldas é psicóloga e diretora geral da Rede de Saúde Mental Verse, em Brasília.