A importância do Voto Regional

urna eleicao 2014Quando o cidadão tem consciência do que um representante da sua região administrativa pode fazer, ele não desperdiça seu voto, não vota branco ou nulo, e também não vota em quem é de fora de sua região.

Tendo candidatos regionais eleitos, os interesses da população serão defendidos com mais força, diferente dos candidatos de fora, que aparecem na cidade somente em período de campanha eleitoral e que priorizam somente os interesses de sua cidade natal ou do seu segmento.

A falta de campanhas educativas visando a conscientização do eleitor por parte dos candidatos, partidos políticos e principalmente da sociedade organizada, através das associações comerciais, associações de moradores e prefeitos comunitários, é sem duvida, um dos principais motivos que fazem o eleitor votar sem se preocupar com o local onde ele reside.

A vantagem em votar em candidatos de sua região administrativa, ocorre pelo conhecimento deles em relação às necessidades da região. Por conhecerem as dificuldades e reivindicações, eles acabam se tornando os porta-vozes habilitados e preparados para fazer a defesa destas necessidades.

Antes de definir o voto, o eleitor deveria buscar os candidatos que residem na sua região, em seguida deveria buscar suas propostas, principalmente para a região e por fim buscar o candidato que tenha alguma afinidade. Ao ter acesso aos candidatos da cidade, os eleitores tem oportunidade de cobrá-los, e no próximo pleito, o candidato só terá êxito novamente se tiver feito um bom trabalho para a região.

O Voto Regional aumentaria a representatividade de certas regiões administrativas na Câmara Legislativa do DF. Se pegarmos a relação de todas as regiões administrativas do DF e a residência de todos os deputados distritais eleitos, veríamos que o Voto Regional além de não acontecer na maioria das regiões administrativas, detectaríamos que algumas delas, além de ter a maior quantidade de eleitores, sofrem os principais problemas do DF e são as que menos tem representantes na Câmara Legislativa, mas isto é assunto para outro artigo.

Por Sandro Gianelli

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorRôney Nemer é condenado por improbidade
Próximo artigoPrefeito de Novo Gama fala sobre a compra de materiais de limpeza
Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; editor do Portal Conectado ao Poder; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 6h às 8h, na Rádio 104,1 Metrópoles FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code