Da redação do Conectado ao Poder
Levantamento da Genial/Quaest revela que, pela primeira vez, a percepção negativa sobre o governo Lula supera a do mandato anterior

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (2) pelo instituto Genial/Quaest mostra uma mudança inédita na opinião pública: pela primeira vez, a maioria dos entrevistados considera o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pior do que o de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL). Segundo os dados, 43% dos brasileiros afirmam que a atual gestão é inferior à anterior, enquanto 39% acreditam que houve melhora.
O levantamento foi realizado com 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 27 e 31 de março, em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Ainda de acordo com o instituto, 15% dos entrevistados acham que os dois governos são iguais e 3% não souberam ou preferiram não responder.
O estudo também aponta crescimento na avaliação negativa do governo Lula: passou de 45% em janeiro para 53% em março. Essa percepção indica um aumento na insatisfação dos brasileiros em relação à condução atual do país. A avaliação positiva, por outro lado, recuou. Para 20% dos entrevistados, o governo Lula é melhor do que os anteriores, enquanto 23% avaliam como semelhante.
Além disso, o levantamento mostra que a maioria dos brasileiros espera mudanças no futuro próximo: 81% acreditam que Lula fará um governo diferente nos próximos dois anos. Esses dados sugerem que há expectativa por transformações, mesmo diante do atual cenário de críticas crescentes.