Da redação do Conectado ao Poder
Levantamento mostra mudanças no espectro político, com 57% da população alinhada aos polos ideológicos

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha revelou que 35% dos brasileiros se identificam como pertencentes à direita política, enquanto apenas 22% se consideram da esquerda. O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 4 de dezembro e ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Além dos que se posicionam nos extremos, 7% se declararam de centro-esquerda, 17% se consideram de centro, 11% de centro-direita e 8% não souberam responder. Dessa forma, 57% da população se alinha com as posições mais próximas aos polos do espectro político.
A pesquisa incluiu também um questionário sobre as preferências políticas em relação a dois dos principais líderes políticos do Brasil: Lula e Jair Bolsonaro. Quando perguntados em uma escala de 1 a 5, 34% dos entrevistados se identificaram como simpatizantes de Bolsonaro, enquanto 40% se declararam petistas. Entre os que não se posicionaram, 18% se identificaram como neutros e 7% não tinham preferência.
O estudo mostra que, entre os menos escolarizados, 41% se consideram de direita, enquanto apenas 26% se dizem de esquerda. Esse cenário se inverte entre aqueles com ensino superior, onde apenas 20% se identificam com a direita.
O recorte demográfico também revela diferenças por faixa etária e religião. Na faixa de 16 a 24 anos, 30% se positionam ao centro, 26% à direita e 16% à esquerda. Para os 60 anos ou mais, 42% se identificam como sendo de direita.
A pesquisa foi realizada em um contexto de intensas transformações políticas, com a recente prisão de Bolsonaro por tentativas de golpe. No cenário eleitoral, Lula lidera as intenções de voto para 2026, revelando a dinâmica fluida da política brasileira e suas constantes reconfigurações.





