Da redação
Um acidente aéreo matou 15 pessoas nesta quarta-feira (28) no nordeste da Colômbia, próximo à fronteira com a Venezuela. Segundo autoridades colombianas, entre as vítimas estão o congressista Diógenes Quintero e o candidato à câmara baixa Carlos Salcedo.
A aeronave, um Beechcraft 1900 da companhia estatal Satena, decolou de Cúcuta para um voo de 23 minutos, mas perdeu contato pouco antes do pouso, por volta do meio-dia (14h de Brasília). “Não há sobreviventes”, afirmou à AFP um funcionário da Aeronáutica Civil Colombiana. A causa do acidente ainda não foi esclarecida.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram destroços do avião entre arbustos em uma área montanhosa do Norte de Santander, a 1.700 metros de altitude, segundo o Flight Radar. O acidente ocorreu no povoado rural Curasica, município de La Playa del Belén, de acordo com a ministra dos Transportes, María Fernanda Rojas. O mau tempo e o difícil acesso dificultam as buscas, informou o governador William Villamizar.
O presidente Gustavo Petro lamentou as mortes: “Toda a minha solidariedade às suas famílias”, escreveu no X. Já a vice-presidente Francia Márquez destacou o compromisso de Quintero com a paz, ao ocupar uma cadeira especial criada após o Acordo de Paz de 2016 com as Farc.
A empresa Searca, proprietária do avião segundo o Ministério dos Transportes, não se manifestou sobre o acidente. Grande parte da Colômbia depende de rotas aéreas para se conectar, devido à geografia de floresta densa e cordilheiras, conforme destacou a agência AFP.





