Da redação
A secretária de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes), Ana Paula Marra, anunciou a criação de um novo hotel social em Taguatinga durante entrevista ao programa CB.Poder, realizado nesta segunda-feira. O projeto chega após o sucesso do primeiro hotel social, no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN), que atingiu a capacidade máxima de 200 pessoas por noite em menos de dois meses.
Segundo Ana Paula Marra, o novo hotel terá estrutura semelhante ao do SAAN, com capacidade para 200 pessoas e espaços individualizados para mulheres, crianças, idosos e pessoas LGBTQIAP+. A iniciativa pretende atender moradores em situação de rua das regiões de Taguatinga e Ceilândia. “É um acolhimento para todos que estão nas ruas do DF”, destacou.
A secretária afirmou que a integração de órgãos, como o Conselho Tutelar e a Secretaria de Educação, permitiu reduzir pela metade o número de crianças em situação de rua na capital. “Hoje estamos praticamente zerando a fila das creches e conseguimos priorizar essas crianças em parceria com a Secretaria de Educação”, afirmou.
Sobre políticas para saída das ruas, Ana Paula citou programas como o RenovaDF, que atendeu mais de mil pessoas em 2025, e a contratação de mais de 100 ex-moradores de rua pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) em 2024. O governo também contratou 15 pessoas em cargos comissionados em processo de reinserção social.
Ana Paula reconheceu o déficit de profissionais nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e defendeu a realização de um novo concurso com 1.197 vagas ainda este ano. Sobre uma possível candidatura a deputada distrital, afirmou: “A candidatura não está descartada”, citando Podemos e MDB como partidos alinhados, mas disse estar feliz em continuar na gestão.





