Adasa apresenta o projeto MINA no 10º Fórum Mundial da Água

- Publicidade -

De 19 a 24 de maio, diretores e superintendentes da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participaram do 10º Fórum Mundial da Água, realizado em Bali/Indonésia. O evento reuniu mais de 140 países, proporcionando uma plataforma para a troca de experiências, parcerias e acordos de cooperação que buscam fortalecer a gestão dos recursos hídricos globalmente.

Na segunda-feira (20/05), a Adasa apresentou o projeto do Memorial Internacional da Água (MINA) no Pavilhão Latino-Americano, contando com a presença da vice-governadora Celina Leão, representando o Governo do Distrito Federal (GDF).

Celina, em sua fala, realçou que o MINA é a grande ferramenta para demonstrar o comprometimento do GDF com um tema que domina as grandes discussões em âmbito global: a água. “O projeto MINA  é um marco que resgata a vocação histórica de Brasília, como capital da paz e da redenção. A cidade, berço das águas, abrigará tecnologia de ponta para solucionar a busca pela água, que é um recurso vital”.

Em seguida, o diretor da Adasa, Rogério Rosso destacou. “Neste encontro, realizado durante o Fórum Mundial da Água, apresentamos o MINA, um projeto inovador com o poder de difundir conhecimento, fomentar o avanço de tecnologias e elevar a conexão e a trajetória da humanidade com a água a outro patamar”.

Coordenado pela Adasa em parceria com o Governo do Distrito Federal, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e países e organismos internacionais interessados em fazer parte deste novo ciclo de consciência, o projeto consiste em uma proposta pedagógica de disseminação de informações sobre recursos hídricos e saneamento básico. O objetivo é conscientizar e mobilizar a população na condução de práticas individuais e coletivas que fomentem o uso racional, sustentável e responsável da água.

“O Mina não é um presente para Brasília, é uma realidade futura para o mundo, onde a única ideologia é a da água. Esperamos em breve realizar esse sonho. Brasília é o berço das águas do nosso continente e a Adasa se sente honrada por poder participar desse evento”, acrescentou Raimundo Ribeiro, diretor presidente da Agência.

Além da Adasa e da ANA, outras instituições brasileiras também participaram do evento, como a Vale, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, a Itaipu Binacional, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH – Paranaíba), entre outros.

Fonte: Adasa-DF

Siga o Conectado ao Poder no Instagram: https://www.instagram.com/conectadoaopoder_/

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui