Nos dias 25 e 26 de setembro de 2024, o superintendente de Recursos Hídricos da Adasa, Gustavo Carneiro, e a mediadora da Agência, Samira Iasbeck, participaram do V Seminário sobre Pesquisa, Gestão e Conservação dos Recursos Hídricos no Mato Grosso, com o mini curso “Mediação de Conflitos pelo Uso da Água: Experiência do Distrito Federal”.
Durante o evento, Carneiro enfatizou a importância da gestão integrada dos recursos hídricos para garantir a sustentabilidade e o acesso equitativo à água, promovendo o diálogo entre os diversos setores envolvidos. Iasbeck destacou a eficácia da mediação como ferramenta para resolver disputas relacionadas ao uso dos recursos hídricos, especialmente em contextos de crescente demanda e escassez de água. Juntos, eles contextualizaram a aula com casos práticos e experiências exitosas da Agência.
“A gestão de conflitos é inerente à gestão de recursos hídricos, pois frequentemente nos deparamos com o desafio de harmonizar usos múltiplos e interesses conflitantes, além de solucionar disputas pelo uso da água. Neste curso, ficou claro como a disciplina de mediação de conflitos pode contribuir e aprimorar nosso trabalho, por meio da utilização de técnicas e estratégias apropriadas para esse desafio”, explicou Carneiro.
Para Samira Iasbeck, compartilhar conhecimento em um ambiente de troca de experiências e saberes é extremamente benéfico. “Embora estivéssemos ali para apresentar nosso pioneirismo com aqueles que ainda estão implementando a Política Nacional de Recursos Hídricos, também saímos de lá com nosso conhecimento renovado”, destacou a mediadora.
Para ela, trabalhar em conjunto com Carneiro foi uma das melhores partes do congresso, uma oportunidade que havia aguardado por muito tempo. “Nossa colaboração foi marcada por uma sintonia maravilhosa de trabalho, o que nos permitiu montar uma apresentação eficaz em pouco tempo. Acredito que a Adasa deva considerar aprimorar sua atuação com base nessas interações. A experiência foi incrível, saímos todos com várias ideias para futuras colaborações”, incentivou.
Além de participar da abertura do evento e da realização do minicurso, Gustavo Carneiro também proferiu a palestra “Gestão das Águas Subterrâneas no Distrito Federal” em mesa composta pelo professor e coordenador do seminário, Ibraim Fantin Cruz e pela professora da Unifesp, Pilar Carolina Villar, que palestrou sobre os caminhos e desafios da governança das águas subterrâneas. “A sessão ressaltou a necessidade de avançarmos na governança das águas subterrâneas para garantirmos o uso sustentável desse precioso recurso”, concluiu o superintendente da Adasa.
Realizado de 23 a 27 de setembro, o seminário contou com a participação de um grupo diversificado e multidisciplinar, reunindo profissionais de várias formações acadêmicas, incluindo Engenharia, Química, Biologia, Direito e Administração. Representantes de diversos municípios de Mato Grosso (MT) estiveram presentes, além de membros de diferentes Comitês de Bacia do estado. A academia marcou presença, com a participação de gestores públicos, concessionárias, reguladores e empresas privadas. Organizações e estudantes de diferentes níveis de formação, da graduação ao mestrado, também contribuíram para o enriquecimento do debate. Essa diversidade de perspectivas e expertise permitiu uma discussão abrangente e profunda sobre os temas abordados.
Fonte: Adasa-DF