
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) integra a lista positiva divulgada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que reconhece as entidades reguladoras e os municípios que atenderam às Normas de Referência do saneamento básico em 2025.
O reconhecimento confirma o alinhamento da atuação regulatória da Adasa às diretrizes nacionais estabelecidas pela ANA e reforça o compromisso da Agência com a qualidade da regulação, a segurança jurídica e a melhoria contínua dos serviços públicos de saneamento básico no Distrito Federal.
A iniciativa da ANA busca fortalecer a governança do setor e promover a harmonização regulatória em todo o país, ao destacar as instituições que comprovaram o cumprimento integral das normas vigentes.
No caso da Adasa, foram atendidas as seis normas de referência relacionadas aos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e aos aspectos econômico-financeiros da regulação, resultado de um trabalho técnico pautado por planejamento, transparência e rigor regulatório.
Para o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, o reconhecimento reflete a atuação responsável e consistente da Agência. “O cumprimento integral das normas de referência demonstra o compromisso da Adasa com uma regulação técnica, transparente e alinhada às diretrizes nacionais. Esse resultado é fruto do trabalho contínuo das equipes e reforça nosso papel na melhoria dos serviços de saneamento básico prestados à população do Distrito Federal”, afirmou.
Além da Adasa, também constam na lista positiva outras entidades reguladoras, como Agepar, Ager, Agergs, Agersinop, Agerst, Agir, Agrese, Agrespi, Amae, AR, Arce, Ares-PCJ, Aries, Arisb-MG, Aris-MG, Arpe, Arsae-MG, Arsamb, Cisam Meio Oeste e Cisam-Sul.
Fonte: Adasa-DF










