Adasa participa da solenidade de encerramento da 4ª Gincana de Sustentabilidade do CBMDF

- Publicidade -

Na última quarta-feira (29/05), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou da cerimônia de encerramento da 4ª Gincana de Sustentabilidade do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), realizada na Academia de Bombeiro Militar. A Agência, por meio do Programa Adasa na Escola, foi uma das parceiras do projeto, junto com a Secretaria de Educação (SEEDF), a Fundação 193 e outras instituições. 

O objetivo da ação socioambiental, promovida pelo CBMDF desde 2019, é de sensibilizar militares, professores, pais e alunos sobre a importância da redução de resíduos sólidos em quartéis, escolas e residências. Além da meta fomentar práticas que estimulem a separação de resíduos com alto valor agregado. Dentre os desdobramentos da gincana, está a destinação de materiais recolhidos nas escolas participantes para instituições que realizam seu reaproveitamento na confecção de lentes de grau e cadeiras de rodas. 

Segundo o sargento Ronei Lima, membro da comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) da corporação, o CBMDF possui uma política institucional forte em defesa da sustentabilidade em suas práticas diárias, o que lhe conferiu o título, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), de primeiro bombeiro verde do Brasil.  “A gincana é um dos projetos desenvolvidos dentro da comissão A3P. As parcerias com órgãos como a Adasa são fundamentais para que a gente consiga conscientizar tanto o público interno, quanto o externo da importância de uma cultura que envolva a questão da sustentabilidade”, afirmou o militar.  

Nesta quarta edição da gincana, a equipe do Adasa na Escola visitou 21 das 23 escolas inscritas na competição, sensibilizando um número expressivo de alunos sobre o uso racional da água, a destinação adequada de resíduos sólidos e a preservação do cerrado. As ações pedagógicas, realizadas em instituições da rede pública de ensino, contribuíram para que o programa superasse a meta de atendimentos previstos para o primeiro semestre de 2024.

“Este ano participamos mais ativamente da gincana, fornecendo palestras para todas as escolas que agendaram conosco, o que contou como pontuação prevista no regulamento. Atendemos instituições com 900 e até mil alunos, colaborando para que o programa alcançasse 16 mil alunos, provenientes das todas as regiões administrativas do DF, até o término do mês de maio. São parcerias significativas que nos possibilitam chegar em mais gente”, explicou o coordenador do Adasa na Escola, Miguel Sartori.   

Entre as premiações recebidas pelas instituições de ensino vencedoras da 4ª Gincana de Sustentabilidade, foi concedido pela Adasa o selo “Escola Guardiã da Água” e a pulseira que tornou oficialmente os alunos envolvidos em guardiões dos recursos hídricos.

Presente na solenidade, o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, destacou que o objetivo educativo da gincana “é a chave para perpetuar a espécie humana”. “O que está sendo plantado através de uma ação como essa, com a cooperação de todos os órgãos, é o futuro. Essa meninada que hoje foi agraciada representa o alvo que todos nós temos, de todo o trabalho desenvolvido em prol da sustentabilidade ambiental”, acrescentou.  

A ação educativa promovida pelo CBMDF envolveu, além das escolas, 23 Grupamentos Bombeiros Militar do DF, que levaram aos participantes trabalhos sobre “Preservação da Água”, “Profissão Bombeiro Militar” e atividades de prevenção de incêndios e acidentes. As ações resultaram em 12 toneladas de material reciclável encaminhados para os projetos Reciclotech, Lacre do Bem, Tampa Mania e Banco de Leite do DF.

Fonte: Adasa-DF

Notícias no seu celular
Clique aqui e faça parte da nossa comunidade exclusiva onde você receberá as notícias mais recentes e importantes publicadas pelo Conectado ao Poder diretamente no seu celular.

Siga o Conectado ao Poder no Instagram
Clique aqui e siga o Conectado ao Poder no Instagram e fique por dentro das novidades, análises e atualizações exclusivas!

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui