Adolescente agredido por piloto deve passar por traqueostomia; estado segue gravíssimo


Da redação

Os médicos que cuidam do adolescente de 16 anos, internado em estado gravíssimo após ser agredido pelo piloto afastado da Fórmula Delta, Pedro Arthur Turra Basso, 19, avaliam a necessidade de uma traqueostomia no paciente. A informação foi confirmada pela família do jovem nesta semana. O agressor segue preso preventivamente no Complexo da Polícia Civil.

Segundo o tio da vítima, Flávio Henrique Fleury, a cirurgia deve ser realizada nos próximos dias, mas ainda não há previsão de data. A traqueostomia é indicada quando há dificuldade de respiração pelo nariz ou boca, evitando intubações prolongadas.

O adolescente permanece entubado na UTI do Hospital Brasília Águas Claras. Na noite de ontem, amigos e familiares se reuniram em frente à unidade para um clamor de oração. “O estado dele ainda é gravíssimo. Mas seguimos esperançosos e confiantes. A traqueostomia ainda não tem data, mas vai ocorrer”, afirmou Fleury. A assessoria do hospital informou que não divulgará boletins médicos sobre o caso.

Pedro Arthur Turra segue detido na Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP), devendo ser transferido até terça-feira (data não especificada) para o Centro de Detenção Provisória da Papuda, segundo seus advogados Daniel Kaefer e Eder Fior.

Durante audiência de custódia no sábado, Pedro alegou ter sido ameaçado por um agente, que supostamente disse que ele “deveria apanhar até sair sangue”, além de relatar ameaças de colegas de cela. A juíza responsável determinou a instauração de sindicância para apurar a conduta do policial e solicitou a transferência do réu para uma cela especial.