Da redação
O adolescente Rodrigo Helbingen Fleury Castanheira, de 16 anos, permanece internado em estado grave e em coma desde 23 de janeiro, após ser agredido durante uma briga em Vicente Pires, Brasília. O caso levou à prisão preventiva do piloto de automobilismo Pedro Arthur Turra Basso, de 19 anos, confirmada após audiência de custódia realizada no sábado (31/1).
A agressão começou após Turra arremessar um chiclete mascado em um amigo de Rodrigo, desencadeando uma discussão e, em seguida, violência física. Imagens mostram o piloto empurrando a vítima, que bateu a cabeça ao cair e perdeu a consciência. Castanheira sofreu traumatismo craniano grave e ainda não há previsão de alta hospitalar.
Turra foi preso em flagrante um dia após o episódio. Inicialmente solto mediante pagamento de fiança de R$ 24 mil, ele teve a prisão preventiva decretada posteriormente, diante de indícios de interferência nas investigações e relatos de agressões anteriores.
Durante a audiência de custódia, Turra alegou ter sido ameaçado por agentes e outros detentos. A Justiça determinou sua permanência em cela individual até transferência para o Centro de Detenção Provisória da Papuda. Ele responde por lesão corporal grave.
A Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Turra e investiga novos relatos de violência atribuídos a ele, incluindo o uso de arma de choque contra uma adolescente. A organização da Fórmula Delta desligou Turra da competição e, em solidariedade à vítima, cerca de 100 pessoas realizaram um ato em frente ao Hospital Brasília na sexta-feira (30/1).






