Da redação
Um agente do ICE, órgão de imigração dos Estados Unidos, tentou invadir o consulado do Equador em Minneapolis nesta terça-feira (22), segundo informou o Ministério das Relações Exteriores equatoriano. A ação ocorreu em meio a operações do governo Donald Trump contra imigrantes na cidade, onde dois cidadãos americanos morreram por ação de agentes federais em menos de um mês.
De acordo com o relato do governo do Equador, funcionários do consulado impediram a entrada do agente americano pela manhã. Para proteger os equatorianos que estavam no local, foram ativados os protocolos de emergência do Ministério das Relações Exteriores do país.
A ministra das Relações Exteriores do Equador apresentou uma nota de protesto à Embaixada dos Estados Unidos em Quito, solicitando que episódios como este não voltem a ocorrer em repartições consulares equatorianas nos EUA, informou a chancelaria.
Até o início da noite desta terça, tanto o ICE quanto a Casa Branca não haviam se manifestado sobre o incidente. De acordo com o direito internacional, policiais ou integrantes do governo do país-sede só podem adentrar consulados ou embaixadas estrangeiras com autorização do respectivo cônsul ou embaixador.
O presidente do Equador, Daniel Noboa, mantém relações consideradas próximas ao ex-presidente Donald Trump.





