Da redação
O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que a Lei da Reciprocidade não é uma retaliação aos Estados Unidos, mas um instrumento do governo brasileiro para corrigir uma situação considerada injusta. Alckmin defendeu a medida em entrevista concedida após reunião com empresários dos setores atingidos pelas novas tarifas americanas. Segundo ele, a legislação foi aprovada por unanimidade no Congresso e permite resposta institucional por meio de consultas e audiências públicas. O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, participou da entrevista.
O governo brasileiro estruturou a reação em três frentes: apoio financeiro às empresas impactadas, busca por novos mercados e diálogo permanente com o setor produtivo. Entre as medidas avaliadas estão a oferta de crédito por meio do programa Brasil Soberano, flexibilização temporária do regime de drawback para exportações e ajustes nas regras de manutenção de empregos em setores que venham a receber apoio emergencial. Elias Rosa declarou que “o governo brasileiro tem que olhar para os seus setores e tomar as medidas capazes de, no mínimo, amenizar o dano, o custo”.
A sobretaxa imposta pelo governo dos Estados Unidos prevê 25% de tarifa sobre produtos brasileiros, com possível acréscimo de 12,5%, afetando 18% das exportações para o mercado americano — cerca de US$ 7,4 bilhões, conforme informações oficiais. Os segmentos mais impactados incluem eletroeletrônicos, máquinas e equipamentos, autopeças e calçados, sendo que os Estados Unidos respondem por aproximadamente um quarto das vendas externas de máquinas e equipamentos do Brasil.
A ApexBrasil, agência estatal de promoção comercial, deve priorizar mercados como Índia, México, Singapura, Japão e países do Sudeste Asiático, além de avançar em acordos comerciais do Mercosul com União Europeia, Associação Europeia de Livre Comércio e Singapura. Missão oficial à Índia também está prevista para ampliar oportunidades, especialmente para fabricantes brasileiros de máquinas e equipamentos.





