Início Política Alckmin confirmado na vice, Caiado lançado pelo PSD e Messias encaminhado ao...

Alckmin confirmado na vice, Caiado lançado pelo PSD e Messias encaminhado ao Senado

- Publicidade -


Da redação

O presidente Lula confirmou, na terça-feira, 31, a repetição da chapa de 2022 e anunciou Geraldo Alckmin (PSB) como pré-candidato a vice na eleição de outubro. Apesar de ter cogitado abrir espaço para partidos de centro nos últimos meses, Lula manteve a parceria vitoriosa do pleito anterior. O comunicado ocorreu durante reunião ministerial, que contou com ministros que permanecem no governo e outros que deixam os cargos para disputar as eleições deste ano.

A saída dos ministros para a disputa eleitoral faz parte da estratégia do presidente para fortalecer sua base no Senado e na Câmara. Entre os que se despedem estão Fernando Haddad (Fazenda), que concorrerá ao governo de São Paulo; Rui Costa (Casa Civil), pré-candidato ao Senado pela Bahia; Simone Tebet (Planejamento), que disputará vaga no Senado por São Paulo; e Marina Silva (Meio Ambiente), que buscará mandato por São Paulo. Ao todo, cerca de 18 ministros devem deixar as pastas até sábado, 2.

No cenário nacional, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, oficializou na segunda-feira, 30, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, como pré-candidato à Presidência. A confirmação depende de convenção da legenda entre 20 de julho e 5 de agosto. O partido enfrenta divisões internas, com diretórios com inclinação para apoiar Lula ou negociar com Flávio Bolsonaro (PL).

Na quarta-feira, 1º, Lula enviou ao Senado o nome de Jorge Messias (AGU) para a vaga no STF deixada por Luís Roberto Barroso. O envio ocorre após mais de quatro meses da indicação, devido à resistência do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), que preferia Rodrigo Pacheco (PSB) no Supremo. A aprovação de Messias é vista como difícil devido à oposição governista.

Também na quarta-feira, o senador Rodrigo Pacheco (MG) filiou-se ao PSB após a chegada de Mateus Simões ao PSD, inviabilizando sua candidatura ao governo de Minas por este partido. A chapa mineira deve ter Marília Campos (PT) ao Senado, com a segunda vaga ainda indefinida. Ainda é incerta a composição final, que pode incluir Alexandre Kalil (PDT) ou Aécio Neves (PSDB). No mesmo dia, a Petrobras anunciou reajuste de 55% no preço do querosene de aviação, levando o governo a estudar medidas para conter eventual impacto inflacionário nas passagens e nas eleições.