Alckmin conversa por telefone com vice-presidente da China


Da redação

O presidente interino do Brasil, Geraldo Alckmin, expressou ao vice-presidente da China, Han Zheng, preocupação com as salvaguardas implementadas pelo país asiático sobre a carne bovina brasileira. A conversa telefônica entre ambos ocorreu nesta quarta-feira (28) e durou cerca de 30 minutos.

As medidas chinesas estão em vigor desde 1º de janeiro e afetam a importação de carne bovina de diversos países, incluindo Brasil, Austrália e Estados Unidos. A previsão é de que as restrições durem três anos. No caso brasileiro, será aplicada uma sobretaxa de 55% para volumes acima de 1,1 milhão de toneladas anuais.

Durante o diálogo, Alckmin — que exerce a presidência interinamente devido à viagem de Lula ao Panamá — destacou a importância da pecuária para a economia nacional e o valor do setor para o governo federal.

Segundo o Palácio do Planalto, também foram discutidos investimentos em infraestrutura, tecnologia, inovação e sustentabilidade. Ambos ressaltaram o aumento de 8,2% na corrente de comércio bilateral em 2025, que atingiu US$ 171 bilhões, e reafirmaram o compromisso de ampliar e diversificar as relações comerciais.

No encerramento da ligação, Alckmin convidou Han Zheng a visitar o Brasil na próxima reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), ainda sem data definida.