Alexandre de Moraes requer extradição de Alexandrer Ramagem dos Estados Unidos

- Publicidade -

Da redação do Conectado ao Poder

O ex-diretor da Abin está fugindo dos Estados Unidos após ser condenado a 16 anos de prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou na última segunda-feira, 15 de dezembro, a extradição do deputado federal Alexandre Ramagem, que está atualmente nos Estados Unidos. Essa medida deve ser formalizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro, foi condenado a 16 anos de prisão em uma ação penal relacionada a uma trama golpista, mas se encontra em liberdade condicional enquanto recorre da decisão. Deslocando-se para Miami em setembro, Ramagem buscou evitar o cumprimento de sua pena.

Na sua decisão, Moraes ordenou que a secretaria judiciária do STF remeta ao Ministério da Justiça toda a documentação necessária para efetivar o pedido de extradição, com a obrigação de tradução para o inglês.

Vale destacar que, durante as investigações da trama golpista, Ramagem havia recebido uma ordem de Moraes que o impedia de deixar o país, além de ter que entregar todos os seus passaportes. A Câmara dos Deputados também afirmou que não foi informada sobre a saída do parlamentar do território nacional, nem autorizou qualquer missão oficial de Ramagem no exterior.

Ainda segundo informações da Câmara, Ramagem fez a entrega de atestados médicos que cobrem períodos entre 9 de setembro e 12 de dezembro. Além da solicitação de extradição, a condenação do parlamentar resultou em uma determinação do STF para que a Câmara de Deputados declare a perda de seu mandato. Essa decisão ainda não foi cumprida pela Mesa Diretora da Casa, mas a expectativa é que uma deliberação ocorra esta semana, antes do recesso de fim de ano.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui