Início Eleições Aliados buscam Bolsonaro na Papudinha para destravar disputas eleitorais nos estados

Aliados buscam Bolsonaro na Papudinha para destravar disputas eleitorais nos estados


Da redação

Desde que foi transferido para a Papudinha, em 15 de janeiro, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tornou-se busca frequente de pré-candidatos que almejam sua bênção para lançar candidaturas em seus redutos eleitorais e destravar acordos regionais. Segundo levantamento da Folha, Bolsonaro recebeu 27 pedidos de visitas nesse período, além de advogados e familiares. Destes, 17 são de pré-candidatos às eleições de 2026, sendo 12 disputando vagas ao governo estadual ou ao Senado, preferências do bolsonarismo.

No Rio de Janeiro, o senador Carlos Portinho (PL) foi um dos que visitaram Bolsonaro, destacando a importância do apoio do ex-presidente: “Quero ouvi-lo. É fundamental, é o maior líder nosso da direita”, afirmou. Outros potenciais candidatos no estado são Cláudio Castro (governador, impedido de reeleição) e o deputado federal Hélio Lopes, apoiado por Flávio Bolsonaro. Também buscam o aval de Bolsonaro nomes como o empreiteiro Renato Araújo e o deputado estadual Anderson Moraes.

Cenários eleitorais de outros oito estados estiveram em pauta nas conversas com Bolsonaro: Paraíba, Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) deve discutir a candidatura ao Senado em encontro previsto para sábado (21), reiterando ter sido indicado por Bolsonaro. O senador Wilder Morais (Goiás) e Nikolas Ferreira (MG) também buscaram ou devem buscar orientação do ex-presidente.

Em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas já visitou Bolsonaro e defendeu candidatura de centro ao Senado, além da indicação prévia de Guilherme Derrite (PP), aliado do bolsonarismo, para uma das vagas. O ministro Alexandre de Moraes autorizou Derrite a visitar Bolsonaro em 25 de janeiro.

Dois pedidos de visita foram negados por Moraes: o de Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL e investigado na trama golpista, e do senador Magno Malta (PL-ES), que tentou ingresso sem autorização. Valdemar discute os rumos eleitorais do PL com Bolsonaro por meio de terceiros. Malta é cogitado por Flávio Bolsonaro como candidato ao governo do Espírito Santo.