Da redação
A bailarina Martina Sánchez, estudante da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França, conquistou 12 bolsas de estudo em prestigiadas escolas internacionais de balé após participar do Prix de Lausanne, na Suíça, considerada a principal competição do gênero no mundo. Das bolsas ofertadas, destacam-se convites da Royal Ballet School, Paris Opera Ballet School, San Francisco Ballet School e University of North Carolina School of the Arts, além de instituições renomadas na Alemanha, Suíça, Suécia e Bélgica.
O feito foi alcançado após Martina apresentar duas coreografias — uma de balé contemporâneo, “Solo Sarabande”, de Goyo Montero, e uma variação clássica ao som de Léo Delibes — que lhe renderam o reconhecimento internacional. Aos 14 anos e natural de Salta, Argentina, Martina foi convidada por Simone Malta, diretora artística da Cia Jovem Basileu França, para se juntar à companhia em 2024, após se destacar em competições em seu país de origem.
Ao todo, apenas 78 bailarinos de 23 países participaram do Prix de Lausanne este ano, dos quais seis compunham a comitiva brasileira. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, afirmou que as bolsas conquistadas refletem o esforço do Governo de Goiás para internacionalizar talentos locais, destacando os mais de 60 prêmios internacionais recebidos pela EFG Basileu França nos últimos três anos.
A conquista de Martina integra o programa “Goiás pelo Mundo — Competições e Festivais Internacionais”, que promove a participação de estudantes goianos em grandes eventos internacionais. O programa também inclui ações de intercâmbio, mestrado internacional e apoio a pesquisadores.
Além das recentes conquistas, Martina já havia se destacado ao alcançar o primeiro lugar na categoria Senior pas de deux, ao lado de Marcus Rufino, no Youth American Grand Prix (YAGP), nos Estados Unidos, onde também foi listada entre as 12 melhores bailarinas do ano passado.








