Análise do ambiente eleitoral

urna-eletronicaAo se preparar para uma campanha, o cenário que hoje nos parece visível, pelas primeira movimentações das peças, dá a equipe combustível para alimentar conversas das mais variadas e palpites em demasia. As vezes até estratégias são traçadas, pela equipe do candidato, que na realidade devem carecer de um entendimento um pouco melhor do que é probabilidade e o que é chute.

Nate Silver, em sua obra “O sinal e o ruído”, dá um exemplo muito claro de que devemos avaliar muito o entendimento do significado das probabilidades. Um homem dirige a 20 anos e nunca sofreu nenhum acidente. A probabilidade dele continuar a dirigir sem sofrer nenhum acidente é grande, por uma série de variáveis observadas. É cauteloso, dirige devagar, atencioso aos cruzamentos, não ultrapassa sem visibilidade e não dirige embriagado. Este mesmo homem vai a uma festa e ao sair se encontra em estado de embriaguez, e pela primeira vez ele faz uma avaliação: Há 20 anos eu dirijo e nunca sofri nenhum acidente a probabilidade de eu sofrer uma acidente hoje é quase que remota, assim ele vai e conduz seu carro em direção a sua casa.

Neste exemplo o que se confunde com a probabilidade é a amostra em estudo. Nas demais interpelações todas as frequências davam uma ampla vantagem de que a probabilidade dele não sofrer um acidente eram grandes porque a amostra é que ele se mantinha no status de não embriagado. Como em 20 anos. No exato instante que se altera a amostra, ou seja está embriagado, a probabilidade vai exercer função sobre a nova amostra e não sobre o histórico anterior do condutor.

Assim fica fácil de entender que a amostra que segue tendência e o histórico anterior lhe dá uma probabilidade estatística de poder atingir tal universo. Em se alterando a amostra, por um motivo ou outro, as probabilidades não seguirão o histórico anterior. Se unirmos essa percepção com o desafio de novos limites, temos uma vasta estrada a ser percorrida, sem nos limitarmos as probabilidades ou chutes, que até o momento, são puro limites que devem ser ultrapassados a cada dia, a cada ação e cada nova ideia que se tem para promover o político pelas mais diversas formas de comunicação interação e marketing de relacionamento. Cuidado. Profissionalize e capacite sua equipe para ficar longe das surpresas no dia da eleição.

Por Gilberto Musto

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui