A criação da Política Goiana de Incentivo ao Jovem Aprendiz na Ciência é o tema do projeto de lei n° 6752/23, apresentado pelo deputado André do Premium (Avante), na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). O projeto tem como meta incentivar adolescentes a conhecerem diferentes áreas científicas, a fim de motivá-los a acreditar que estão aptos a ocupar todos os espaços nos campos da ciência.
Para isso, o deputado propõe a instituição de campanhas públicas para dar visibilidade às carreiras científicas, tendo como base a trajetória profissional e sua contribuição em pesquisas, no âmbito nacional ou internacional, o fomento e realização de debates e seminários em instituições científicas e acadêmicas, sobre o acesso ao mercado de trabalho.
Também está prevista a defesa da ampliação de bolsas de iniciação científica e de pesquisa para jovens aprendizes, buscando assegurar, sempre que possível, ingresso por meio de cotas e realização de oficinas e debates em escolas públicas e privadas.
Ao justificar a propositura o parlamentar aponta que o conhecimento científico é essencial para o desenvolvimento econômico e cultural da sociedade. No entanto, a popularização da ciência é um desafio que deve ser enfrentado, especialmente em países em desenvolvimento como o Brasil.
“O programa é uma ferramenta importante para a promoção da inclusão social, uma vez que leva o conhecimento cientifico e tecnológico para diferentes públicos, promovendo o acesso e a democratização do saber”, afirma André. O projeto foi encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e está sendo relatado pelo deputado Talles Barreto (UB).
Fonte: Portal Alego