Início Brasil ANSN investiga possível vazamento de material radioativo no Ipen, na USP

ANSN investiga possível vazamento de material radioativo no Ipen, na USP


Da redação

A Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) iniciou uma investigação para apurar um possível vazamento de material radioativo ocorrido em 29 de maio no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), que fica na Cidade Universitária, Zona Oeste de São Paulo. A apuração busca esclarecer as causas do incidente.

Segundo informações, o caso foi divulgado após o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal tornar pública a ocorrência. O vazamento de material radioativo teria acontecido dentro das dependências do Ipen, uma das principais instituições brasileiras de pesquisa nuclear.

O Ipen atua em pesquisas nas áreas de energia nuclear, radiofármacos e ciência de materiais. Conforme apurado, ainda não há detalhes divulgados pelas autoridades sobre o tipo de material envolvido, nem sobre possíveis impactos ambientais ou riscos à saúde de funcionários.

A ANSN afirmou que está analisando todas as informações disponíveis para determinar a extensão do vazamento. De acordo com o órgão, procedimentos de segurança foram imediatamente acionados após o registro do incidente para minimizar eventuais consequências e garantir a proteção das pessoas e do meio ambiente.

Até o momento, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares não divulgou nota oficial sobre o ocorrido. O sindicato que representa os trabalhadores reforçou o pedido por transparência nas investigações e cobrou providências das autoridades responsáveis.

Fundado em 1956, o Ipen é vinculado à Universidade de São Paulo e ao governo federal. Suas instalações concentram atividades de pesquisa e produção essenciais para o setor nuclear brasileiro, incluindo a fabricação de radioisótopos utilizados na medicina, indústria e agricultura.