Início Distrito Federal Após saída temporária, 16 detentos não retornam aos presídios do DF

Após saída temporária, 16 detentos não retornam aos presídios do DF


Da redação

Balanço divulgado nesta quarta-feira (11/2) pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) informa que 16 dos 1.555 detentos do regime semiaberto beneficiados com a primeira saída temporária de 2026 não retornaram às unidades prisionais no prazo estabelecido.

A liberação ocorreu em 5 de janeiro, com determinação de retorno até as 10h da última segunda-feira (9/2). Em situações específicas, quando há autorização para trabalho ou estudo, o prazo pode ser estendido até a meia-noite do mesmo dia. Entre os custodiados contemplados com a decisão judicial, 59 eram mulheres.

Segundo a Seape-DF, o benefício é destinado exclusivamente a presos do regime semiaberto, como os que cumprem pena no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), no Complexo Penitenciário da Papuda, e na Colônia Penal Agrícola (CPP), localizada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

A saída temporária está prevista na Portaria 02/2026, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP/DF). O cronograma anual e os critérios para concessão foram definidos pela juíza responsável pela VEP, por meio da Portaria 002/2026, publicada em 27 de janeiro.

A próxima saída está programada para o período de 20 a 23 de março. Em 2026, ao todo, serão nove autorizações para liberação de detentos.