Aprovado na CLDF o reajuste salarial que beneficia os servidores públicos do DF

Da redação do Conectado ao Poder

O governador Ibaneis Rocha agradeceu aos deputados distritais após ter sido aprovado, na Câmara Legislativa do DF (CLDF), o Projeto de Lei 238/2023 que concede reajuste de 25% para os cargos comissionados do executivo, defasado desde 2021.

O objetivo deste reajuste é essencial para valorizar os profissionais e manter uma equipe mais competente com salários compatíveis aos da iniciativa privada.

O relator do PL, deputado João Cardoso (Avante), defendeu esta iniciativa.  “A ação é essencial para manutenção das condições básicas para efetivação da política de gestão. Na prática, tem havido uma queda significativa na renda nominal dos agentes públicos ocupantes dos cargos em comissão por não terem sido objeto de recomposição nos últimos anos”, afirmou.

Além disso, também foi aprovado o reajuste salarial de 18% para os servidores públicos efetivos, aposentados e pensionistas do Governo do Distrito Federal. Este aumento será dividido em três parcelas de 6%, dando início no mês de julho deste ano.

De acordo com o deputado distrital Iolando (MDB), o último aumento salarial para os servidores foi no ano de 2013. Entretanto, a última parcela que deveria ser concedida em 2015 por gestões anteriores, foi paga pelo governador Ibaneis em 2022.

Ele ainda afirma que a estimativa do governo é de um impacto financeiro anual acima de R$ 1 bilhão, beneficiando mais de 60 mil servidores públicos. “Ao final do pagamento do ajuste na remuneração, estamos estimando uma folha de pagamento pessoal na casa dos R$ 5,3 bilhões”, afirma.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui