Da redação do Conectado ao Poder
Na reunião da CPI dos atos Antidemocráticos que ocorreu na última quinta-feira (18), o deputado distrital Daniel de Castro (PP) se posicionou para que seja aprovado alguns requerimentos que já foram proferidos na Comissão a fim de trazer esclarecimento sobre os atos de vandalismo no dia 8 de janeiro.
De acordo com as informações passadas pelo depoente, general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, ex-chefe do Comando Militar do Planalto (CMP), 80% das pessoas que participaram das invasões vieram de outros estados e até hoje, nenhuma delas foram intimadas para depor. Devido a isso, Daniel de Castro se posicionou dizendo ao presidente da CPI, deputado Chico Vigilante (PT) que “Tem um requerimento meu aprovado pela ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] e o Ministério do Turismo, e insisto que chegue a esta Casa urgente, em relação às pessoas que estavam nestes ônibus. Nós precisamos intimá-las para virem depor”, afirmou.
Além disso, o distrital sugeriu novamente a solicitação do requerimento da deputada Paula Belmonte (Cidadania), que foi negado pela Comissão, para que seja convocado o fotógrafo que estava dentro do Palácio junto com o ex-ministro do GSI.
“Volto a ressaltar, presidente Chico, fiz uma consultoria junto à Procuradoria desta Casa e recebi a resposta de que nada obsta que este requerimento volte outra vez. Então, gostaria que a deputada Paula o fizesse novamente, porque isso é a chamada da busca da verdade real. Ninguém é isento da lei.” Ele finaliza dizendo: “Aqui muitos falam que não tem político de estimação, mas as vezes parece que tem”.