Início Brasil As diferenças entre os sistemas majoritário e proporcional

As diferenças entre os sistemas majoritário e proporcional

Da redação

Muitas vezes é comum ver um deputado que teve um grande número de votos não ser eleito, e outro que teve bem menos ser e isso, para a maior parte da sociedade, não faz sentido, mas a resposta para essa dúvida se encontra no sistema eleitoral.

Deputados federais e deputados distritais, por exemplo, são eleitos a partir do sistema proporcional e nesse sistema o foco do voto está no partido político e não no candidato em si. Assim, cada partido tem um número de vagas referentes à soma dos votos de todos os seus candidatos, mais os votos dados na legenda, e as cadeiras serão ocupadas pelos mais votados de cada partido.

É em razão disso que muitas vezes um deputado bem votado não foi eleito, porque o partido não conseguiu vagas necessárias. Embora seja mais complexo, é importante pois valoriza os partidos políticos.

Olhando para o Senado, embora também esteja no Congresso Nacional, não ocorre isso, pois o sistema é diferente, sendo o majoritário, que tem como foco o candidato. É utilizado para eleger, além de senador, o presidente da república, o governador e o prefeito, por exemplo. Neste caso, o candidato que recebe a maioria dos votos válidos está eleito, sendo o processo mais simples.

Trazendo uma analogia, é como se fosse uma corrida, ganha quem chegar primeiro, então ganha quem for mais votado, sendo esse considerado o dono do mandato. Nesse caminho, a troca de partido se torna mais fácil, sem tanta burocracia.