Assistência Social faz mais de 330 atendimentos em apenas um dia

Ação integrada contou com parcerias e com a atuação intensa dos servidores

“Consegui fazer meu Cadastro Único sem problemas e, agora, é esperar pelo pagamento do Auxílio Brasil”, comemora Edmilson Lima Alves, de 42 anos. Desempregado há cerca de seis meses, ele foi um dos atendidos durante a passagem da Carreta da Defensoria Pública do Distrito Federal, nesta terça-feira (30), no Estacionamento da Administração Regional de Planaltina. A instituição firmou parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) para atuação conjunta de atendimento às famílias na região.

Além da carreta estacionada, outras iniciativas ocorreram de maneira descentralizada na cidade, totalizando mais de 330 prestações de serviços socioassistenciais ao longo do dia. “Trata-se de uma união de esforços com o objetivo de fortalecer e viabilizar ainda mais o acesso da população”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

O preenchimento e a atualização do Cadastro Único foram os principais focos da ação. Além do trabalho intenso da equipe móvel na Carreta da Defensoria Pública do DF, o procedimento ocorreu também nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Planaltina Central e Arapoanga; e no posto de atendimento montado na região em parceria com entidade da sociedade civil há cerca de 15 dias.

Daurita Barbosa, 47, foi outra cidadã recebida pelos profissionais na manhã desta terça-feira. Ela foi em busca da solicitação de isenção para segunda via da carteira de identidade e para solicitar inclusão em programas socioassistenciais. “Eu cheguei às seis horas e peguei uma das primeiras senhas. Estou muito satisfeita, pois vou para casa com minha situação resolvida”, conta a moradora do Vale do Amanhecer.

A ação com a carreta faz parte da programação do aniversário de 163 anos da cidade.

Ainda durante a manhã, o Cras Planaltina Central fez o agendamento para setembro. Mais de 1,5 mil pessoas tiveram seu retorno programado para os dias uteis do próximo mês. “Acreditamos que essa iniciativa é muito importante, pois evita a permanência das famílias do lado de fora das unidades. Está em estudo a ampliação dessa metodologia para outras regiões”, enfatiza a secretária Ana Paula Marra.

Unidade móvel
Criada no fim do ano passado, a equipe móvel da Sedes realiza atendimentos socioassistenciais em áreas rurais e durante ações concentradas.

Cerca de 30 servidores da Sedes se revezam durante essas atividades. No fim de semana passado, eles participaram dos quase 500 atendimentos feitos em parceria com servidores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), em Samambaia, Brazlândia, Paranoá e Itapoã.

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