Da redação
Quatro pessoas morreram neste domingo (15) em ataques israelenses no leste do Líbano, informaram fontes oficiais locais. O exército de Israel afirmou que os alvos eram membros do grupo palestino Jihad Islâmica.
Apesar da trégua firmada em novembro de 2024, destinada a encerrar mais de um ano de hostilidades entre Hezbollah e Israel, as forças israelenses continuam promovendo ataques regulares no Líbano e mantêm tropas em cinco áreas consideradas estratégicas.
Habitualmente, o exército israelense afirma que seus ataques têm como alvo o Hezbollah, movimento islamista apoiado pelo Irã, e, em algumas ocasiões, o grupo palestino Hamas. No entanto, o ataque deste domingo foi, segundo Israel, direcionado à Jihad Islâmica, sendo o primeiro do tipo anunciado desde o início do cessar-fogo.
Segundo a agência de notícias libanesa ANI, um drone israelense atacou um veículo na fronteira entre Líbano e Israel, resultando nas quatro mortes confirmadas pelo Ministério da Saúde do Líbano. No mesmo dia, o exército israelense afirmou em comunicado ter “atingido terroristas da Jihad Islâmica Palestina na região de Majdal Anjar”.
Desde o início da trégua, mais de 370 pessoas morreram em ataques israelenses no Líbano, segundo levantamento da AFP baseado em dados do Ministério da Saúde local.








