Da redação
O Athletico Paranaense confirmou nesta semana a contratação do volante Luiz Gustavo, 38 anos, conhecido por sua trajetória marcante tanto na Seleção Brasileira quanto em grandes clubes europeus. Livre no mercado após passagem pelo São Paulo, o jogador firmou vínculo com o Furacão até dezembro de 2026 e vestirá a camisa 14.
Segundo a diretoria do Athletico, Luiz Gustavo chega para suprir a necessidade de um atleta experiente e vencedor, capaz de organizar o meio-campo e contribuir no desenvolvimento de jovens jogadores. “Analisando com minha família, vi que era um projeto que faz sentido para o que eu preciso, para o que eu quero neste ano. É um clube estruturado, com um plano claro. Estou muito feliz e muito ansioso para que a gente possa fazer um ano excelente”, declarou o atleta.
A contratação do volante faz parte da estratégia do clube para reforçar o setor central, que já havia contado recentemente com as chegadas de Jadson e Juan Portilla. Luiz Gustavo é considerado fundamental pelo perfil de liderança, leitura de jogo apurada e capacidade de agregar qualidade à saída de bola, além de sua experiência poder acelerar a evolução de jogadores como Felipinho, Raul e Diogo Riquelme.
Luiz Gustavo construiu uma sólida carreira internacional, destacando-se inicialmente pelo Hoffenheim, depois pelo Bayern de Munique, onde integrou o elenco campeão da Liga dos Campeões. Na sequência, foi destaque no Olympique de Marselha, capitão no Fenerbahçe e se tornou um dos melhores volantes do futebol saudita pelo Al-Nassr. Com a Seleção Brasileira, atuou na conquista da Copa das Confederações de 2013 e foi convocado para a Copa do Mundo de 2014.
Com o novo reforço, o Athletico aposta na experiência internacional, mentalidade vencedora e estabilidade tática de Luiz Gustavo para impulsionar o desempenho da equipe ao longo da temporada de 2026.





