Da redação
Duas pessoas morreram e uma ficou ferida após uma avalanche atingir esquiadores no Couloir Vesses, no lado italiano do maciço do Mont Blanc, neste domingo, 15. O acidente ocorreu em uma rota de freeride fora das trilhas tradicionais, perto da fronteira entre França e Suíça, segundo autoridades locais.
O Resgate Alpino da Itália informou que pelo menos três esquiadores foram surpreendidos pela avalanche, na manhã de domingo, em uma área conhecida de Courmayeur, no alto Val Veny. Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital em estado grave, mas não resistiu aos ferimentos.
As operações de busca e resgate mobilizaram quinze socorristas, três unidades caninas e dois helicópteros. Courmayeur, com cerca de 2.900 habitantes, está a aproximadamente 200 quilômetros de Milão, uma das cidades-sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina.
Em outro incidente, uma pessoa foi parcialmente soterrada por uma avalanche em Trentino, mas conseguiu ser resgatada por companheiros, conforme relataram as autoridades neste domingo.
O Resgate Alpino alertou para as condições especialmente perigosas nas montanhas italianas, devido à neve fresca e instável. Um recorde de 13 mortes, incluindo dez em avalanches, foi registrado na semana encerrada em 8 de fevereiro em áreas fora de pista, alpinistas e caminhantes, destacando o risco elevado ao longo do crescente alpino entre França, Suíça e Áustria.








