Da redação
O Banco do Brasil (BB) lançou uma solução que permite pagamentos via Pix em lojas físicas na Argentina. A novidade, desenvolvida em parceria com o Banco Patagonia, estreia no país vizinho e está disponível para qualquer usuário do Pix, independentemente de ser correntista do BB.
Para realizar o pagamento, basta o cliente escanear um Código QR exibido pelo comerciante utilizando o aplicativo de uma instituição financeira brasileira. Não há necessidade de cadastro ou habilitação prévia; a transação ocorre em poucos segundos após a conferência dos dados e confirmação pelo usuário.
Durante a operação, o valor da compra é automaticamente convertido de reais para a moeda argentina por meio de um câmbio integrado. O montante é debitado diretamente da conta corrente ou poupança do cliente como um Pix comum, mas incide o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), tributo federal vigente em operações de câmbio e crédito.
Segundo o Banco do Brasil, a conversão de moedas é viabilizada por APIs, que conectam sistemas financeiros distintos, integrando também a solução de cobranças Wapa e a infraestrutura da Coelsa, especialista em meios de pagamento na América Latina. O Banco Patagonia pertence ao conglomerado do BB.
“O lançamento do Pix no exterior reforça a atuação internacional do Banco do Brasil e nosso compromisso com a inovação em meios de pagamentos voltada ao bem-estar das pessoas”, declarou Felipe Prince, conselheiro de administração do Banco Patagonia e vice-presidente do BB. O BB planeja levar a solução para outros países da América, Europa e Ásia, priorizando regiões com grande presença de brasileiros.







