Início Economia BC Protege+ bloqueia 255,7 mil tentativas de abertura de contas falsas

BC Protege+ bloqueia 255,7 mil tentativas de abertura de contas falsas


Da redação

Em quase três meses de operação, o sistema BC Protege+, do Banco Central, bloqueou 255,7 mil tentativas de abertura de contas fraudulentas. O balanço foi divulgado pela instituição nesta sexta-feira (20). No período, 1 milhão de pessoas ativaram a proteção. As instituições financeiras realizaram 70,9 milhões de consultas ao sistema para verificar pedidos de abertura de contas ou inclusão de titulares.

Lançado no início de dezembro, o BC Protege+ é um serviço gratuito desenvolvido para reforçar a proteção de cidadãos e empresas contra fraudes na abertura de contas-correntes, poupanças e contas de pagamento pré-pagas.

Ao ativar o serviço, o usuário informa oficialmente que não deseja abrir contas ou ser incluído como titular ou representante em contas de terceiros. A consulta ao sistema é obrigatória para as instituições financeiras antes da abertura de qualquer conta.

O recurso serve como camada adicional de segurança para prevenir fraudes de identidade, evitando que produtos financeiros sejam contratados em contas abertas de forma ilícita em nome do cidadão ou empresa.

Para ativar o BC Protege+, basta acessar a área logada do Meu BC com conta gov.br nível prata ou ouro e verificação em duas etapas habilitada. Empresas também podem proteger-se, por meio de colaboradores registrados no gov.br. A desativação da proteção é necessária caso o usuário deseje abrir nova conta. O Banco Central recomenda agendar a reativação automática após o procedimento. O serviço é gratuito e pode ser ativado ou desativado a qualquer momento.