
O município de Vila Propício, possui 5.520 habitantes e é um dos destinos de turismo ecológico mais relevantes do estado de Goiás, tendo o segundo maior complexo de grutas do Brasil. Conversamos com o prefeito Cirlei Araújo para conhecer um pouco mais sobre a cidade.
O prefeito, que tem forte atuação política na região foi secretário de saúde de Jaraguá e Vila Propício.
Um dos pontos abordados em entrevista foram as dificuldades de gestão enfrentadas no atual mandato, o prefeito destacou que, embora venha enfrentando dificuldades orçamentárias em função da crise econômica, a prefeitura está realizando obras de infraestrutura por toda cidade, com auxílio de recursos destinados por meio de emendas oriundas dos deputados federais que apoiam a região.
Ainda sobre sua gestão, o prefeito sinalizou que até o fim de seu mandato irá entregar à população obras que promoverão qualidade de vida, lazer e mais conforto a comunidade, como quadras de esporte e ginásio, além de asfalto e viabilização de escrituras para toda a região.
Sobre a renovação da gestão do Governo de Goiás, o prefeito informou que está interessado em colaborar com as mudanças para que elas sejam positivas e somem em qualidade de vida não só para seu município, como para todo o estado de Goiás.
Confira a entrevista:

Como foi sua trajetória política até a prefeitura?
Estou no meu primeiro mandato, fui secretário de saúde por 8 anos em Vila Propício e depois secretário de saúde em Jaraguá.
Maior desafio da gestão?
Enfrentar a diversidade dos problemas financeiros que todos os municípios estão passado, e com o nosso não seria diferente, temos um quadro de um município muito grande com baixo orçamento. As principais áreas afetadas são a saúde e a área rural.
E como anda Saúde?
A saúde é uma marca de uma gestão de sucesso, somos referência em políticas públicas assistivas.
O Programa Mais Médicos teve algum impacto negativo no município?
Sim, em meu município tive a presença de dois médicos participantes do programa mais médicos, sendo um brasileiro e um cubano, infelizmente nenhum dos dois permanece no quadro de funcionários do munícipio. Um deles não quis assumir em função da distância e o outro atuou em um período e desistiu.
Houve substituição dos médicos?
Não, em função de uma diferença de 52 km em meu distrito, e das negativas dos médicos selecionados. Terei que aguardar um novo edital.
O governo do estado presta ajuda?
Sim, o governo do estado está sempre ao lado do município.
E o Governo Federal?
Sim, por meio da participação de deputados federais que destinam emendas para realização de obras e mudanças no munícipio. Destaco a importância dos deputados Jovair Arantes e Lucas Virgilio.
Quais são as metas para fechar o ano?
A Prefeitura está com uma série de projetos em andamento, além das obras de asfalto, construção de ginásio e quadra que estamos executando ainda que com dificuldade, entregaremos a população. Não quero fechar o mandato sem a entrega das escrituras.
O plano diretor de ordenamento territorial (PDOT) já foi aprovado em sua região?
Infelizmente o PDOT ainda não foi liberado.
Para você a eleição do governador Ronaldo Caiado trará mudanças positivas ou negativas?
Toda mudança tem um impacto e para o nosso município não surge um efeito tão positivo pois não declaramos apoio durante a campanha, entretanto houve uma boa votação em nosso município aguardo e acredito que o novo governador realizará um trabalho com um ideal de crescimento mútuo.
O município já abriu diálogo com o novo governo?
Ainda não, atualmente a equipe da nova gestão está focada em questões estruturais e ainda não abriu diálogo com os municípios goianos.
Obrigado Sandro. E digo que é tendo a transparência de uma boa gestão e que vencemos a dificuldades.