BID propõe parceria com o GDF para fazer de Brasília vitrine de sustentabilidade

Munido com números, argumentos e projetos, Agnelo se preparou para surpreender o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mas foi o governador do DF quem saiu da reunião com o presidente do BID surpreso.

Luis Alberto Moreno sinalizou que o banco de fomento está disposto a financiar os programas trazidos pela comitiva de Agnelo. Mas o destaque do encontro na capital americana foi a proposta que o presidente do BID fez ao governador do DF: de que a capital brasileira se torne uma cidade referência em sustentabilidade com a ajuda financeira do banco. E sirva assim de vitrine do BID para outras capitais no Brasil e  de outros países.

A ideia é que o BID levante uma parte dos recursos e que Agnelo capte outra quantia da Caixa Econômica. O volume de dinheiro, que ainda não foi acertado, vai financiar iniciativas nas áreas de saneamento, desenvolvimento fiscal e de sustentabilidade.

Segundo Moreno, Brasília teria de cumprir em torno de 150 exigências voltadas para o desenvolvimento sustentável para ter acesso aos recursos oferecidos pelo banco.

A ideia animou Agnelo, que está em missão nos EUA na tentative de aumentar a capacidade de investimento do DF. Logo após a reunião com Luis Alberto Moreno, o presidente da Adasa, Vinícius Benevides, o secretário de Planejamento, Luiz Paulo Barreto, o secretário de Esporte e o subsecretário de Captação de Recursos, Genésio Vicente, se reuniram com a equipe de técnicos do banco para iniciar as tratativas do programa proposto pela direção do BID.

Trata-se de uma oportunidade que Brasília não pode perder. O governador e sua equipe terão, pois, de demonstrar capacidade de gestão para agarrar com força a oportunidade oferecida pelo BID.

Califórnia

Pouco depois da reunião no BID, Agnelo seguiu para São Francisco, na Califórnia, onde fará uma palestra sobre o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha em um congress de construção sustentável organizado pela U.S. Green Building Council.

Fonte: Blog da Lilian Tahan

COMPARTILHAR
Artigo anteriorBrasília sem Pedofilia
Próximo artigoOrçamento para 2013 recebe 750 emendas
Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; editor do Portal Conectado ao Poder; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 6h às 8h, na Rádio 104,1 Metrópoles FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code