Da redação
O clima de Carnaval tomou conta da ala de psiquiatria do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) na terça-feira (17), quando pacientes e profissionais participaram de uma festa promovida pelo bloco carnavalesco Doido é Tu. O evento, realizado pelo Serviço Auxiliar de Voluntários (SAV) do hospital, levou música, trenzinho, espuma e animação ao ambiente hospitalar.
Segundo Vandelícia Dias, presidente do SAV, todos os pacientes internados participaram da celebração. “É sempre gratificante viver esses momentos com eles. É quando se sentem acolhidos, felizes, parte de algo maior. Até quem estava mais quietinho, e não queria sair do quarto, acabou vindo para a festa depois de ver a movimentação”, afirmou.
Os preparativos para o bloco começaram na semana anterior, com a participação ativa dos pacientes. Eles confeccionaram máscaras e plaquinhas com frases carnavalescas e também ajudaram a escolher o nome do bloco. “Eles se envolveram em tudo: criaram os adereços, ajudaram a decidir o nome e aguardaram ansiosos pelo dia da comemoração. Foi um processo muito bonito”, destacou Vandelícia.
A iniciativa teve como objetivo promover o acolhimento e estimular a convivência, elementos essenciais no cuidado em saúde mental, segundo a presidente do SAV. Ela ressaltou que ações humanizadas como essa fortalecem vínculos no ambiente hospitalar.
A atividade foi realizada pelo IgesDF, responsável pela administração do HBDF, que destacou a importância de integrar momentos de alegria e descontração à rotina hospitalar, aliando celebração e tratamento no cuidado com os pacientes.








